Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

19 janeiro 2010

:: [ ARTIGO ] :: Aos Crentes Sedentários

 

         Sem dúvida estamos vivendo a geração do "deixa a vida me levar", uma geração sedentária e acomodada de homens e mulheres, jovens e até crianças que pouco ou nada fazem para levar ao crescimento a sua própria vida, nem à sua família, nem o meio em que vivem. Mas o pior é quando este tipo de comportamento vem parar dentro da Igreja, o que vem se tornando em uma realidade muito inconveniente. Algumas características podem ser observadas naqueles que assim procedem.

       O crente sedentário é aquele que está sempre esperando que alguém faça, e faça muito bem feito, aquilo que ele mesmo se recusa a fazer, enquanto a realidade é que Deus chamou a cada um para que seja " vaso de honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra" (IITm 2:21).

       O crente sedentário sempre prefere assistir passivamente ao invés de participar ativamente das atividades da igreja, com isso torna-se alguém que está sempre observando como os outros desenvolvem suas funções. Inconsciente e inevitavelmente, torna-se um crítico perspicaz que sabe a "melhor maneira" de fazer as coisas, mas não deseja ele mesmo fazer. Este tal não acrescenta em nada no trabalho da igreja e por fim, peca, pois "aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg 4:17).

       Também podemos notar que o crente sedentário está sempre esperando que as coisas lhe aconteçam sem que ele faça o menor esforço, quando Jesus nos diz sobre o Seu Reino é que "desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força" (Mt 11:12). Existe sim um preço a ser pago, um esforço a ser feito. Não me refiro ao preço pela salvação pago por Jesus, claro, mas me refiro às horas em oração, aos jejuns, aos momentos de intensa busca pessoal, á renúncia aos próprios desejos, a calar-se quando se queria falar, a parar quando se queria agir, a agir quando o que se queria era parar, a ir quando se queria ficar...

       Faltam aqui palavras para retratar a infinidade de características desse mau procedimento. Mas o é certo é que a realidade quanto ao mal que este tipo de vida pode trazer, não apenas para si mesmo, mas para sua igreja, seu marido, sua mulher, seus filhos.

       Por fim, vamos lembrar das palavras de Paulo quando aconselha "exercita-te a ti mesmo" (ITm 4:7) e jamais esqueça que nenhum esforço, nenhum trabalho no Senhor é vão (ICo 15:58). Fuja do sedentarismo espiritual!

Pr Gervario Sousa  /  I.B. Ágape - Teófilo Otoni - MG

pastorgervario.blogspot.com

Um comentário:

Igreja Pentecostal Betel disse...

A Graça e a Paz amados
parabenizo vocês pelo blog
muito bom !

Estarei copiando este post e publicando em meu blog .
Mas se você não gostar , fala que eu apago amém ?

Abraço'

... ...