Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

01 dezembro 2009

:: [ OPINIÃO ] :: Estamos como quem sonha!

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/01/rr_soares.jpgApós ler a notícia: “Band pode tirar R.R Soares do ar e colocar séries no horário”, como segue abaixo:
 
A TV Bandeirantes deverá tirar o programa do bispo R.R Soares, da Igreja Internacional do Reino de Deus, do horário nobre de sua grade de programação. A intenção foi confirmada pelo vice-presidente da emissora, Marcelo Meira, durante convenção anual da Band, encerrada no último domingo (29), na Bahia.
Segundo informou nesta segunda-feira (30) a coluna “Outro Canal”, publicada pela Folha de S.Paulo, a retirada já havia sido cogitada anteriormente, mas esbarrava na viablidade comercial do negócio. O programa “Show da Fé”, de R.R Soares, ocupa o horário das 21h às 22 na Band desde janeiro de 2003. Por mês, o bispo paga cerca de R$ 4 milhões à emissora pelo espaço.
O contrato entre a Band e o missionário encerra no fim de dezembro deste ano. A perspectiva é de que o “Show da Fé” saia do horário nobre a partir de janeiro de 2010 e passe a ser exibido nas madrugadas da emissora. Na faixa compreendida entre as 21h e 22h, a Band poderá veicular séries compradas, assim como faz o SBT. (Lido no blog http://news.noticiascristas.com/)


Não me contive e cá estou eu novamente pulando com os dois pés na mesma tecla (pois já escrevi o artigo  "Um olhar sobre "filmes" e a criação evangélica no Brasil.”). Temos que descruzar os braços, arregassar as mangas e criar coisas para que esse povão perdido no mundo nos veja não somente como pessoas que “ficam como que em trase dentro das igrejas” (palavras de um professor de literatura que passou pela minha classe na universidade).


Estamos na igreja somente (a maioria dos cristãos) esquentando o banco. Sem nenhum criatividade, sem nenhum plano ou estratégia. A ordem é apenas “pregar o evangelho” e é para isso que somos “treinados” (?). Evangelismo boca-a-boca. Isso é maravilhoso, mas não é tudo. Há coisas a mais que podem ser feitas. Coisas mais penetrantes no contexto de hoje.


Você pode perguntar: O que isso tem a ver com a notícia acima? Tudo, uma vez que a Band quer trocar um programa de “pregação” por um de ENTRETENIMENTO. É isso o que prende as pessoas na poltrona hoje. Um exemplo disso é a notícia que li no jornal semana passada: “SBT faz um pacto com o demônio”. Era um título interessante em alusão à boa audiência que a emissora de Silvio Santos está alcançando com a série em horário nobre. A Band talvez queira também uma fatia desse bolo, pois a receita, alguns (como eu) estão cansados de saber, que é muito boa.


Agora falemos do título desse artigo: Estamos como quem sonha! Mas não é como aqueles a quem o Senhor tirou do cativeiro (Salmo 126), pois lá os gentios viram e disseram “Grandes coisas fez o SENHOR a estes”. Estamos sonhando porque estamos num sono profundo que parece não nos deixar ver que temos que fazer outra coisa que não só pregar. Acordemos! Essa é a geração da comunicação! Dos desenhos, filmes, seriados! Não estamos mais na época de Jesus em que a única opção era realmente bradar sobre os montes e esperar que as pessoas ouvissem. Temos outros mecanismos poderozíssimos agora! TV e internet.

Vamos mudar a idéia que o evangélico só “prega”. Vamos pregar com os novos recursos! Porque parece que o povo secular já está abrindo os olhos e vendo que a pregação “antiga” já não mais alcança muitas tantas pessoas assim.


Quero convocar a todos que concordam comigo e formarmos um grupo/forum ou algo parecido. Meu amigo Rogerio Cericatto teve uma grande idéia. Criou a SEE – Sociedade dos Escritores Evangélicos no grupo yahoo. Já me juntei a ele e criarei um grupo e um forum para aqueles que escrevem ficção, roteiros de TV e cinema, peças de teatro, etc. Tudo ligado ao entretenimento. Estou decidido a fazer acontecer. Precisamos montar uma grande equipe para erguer a bandeira do envangelismo atravez do entretenimento. Não podemos perder terreno de forma alguma. Despertemos do sonho e comodismo!


Aqueles que quiserem fazer parte dessa empreitada deixe seu comentário, dizendo o que acha e que deve ser feito.


Grande abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...

A paz do senhor, concordo plenamente com vc, algumas vezes ate pensei em criar algo , entretenido para que as pessoas do mundo possam se interessar...
PARABENS PELA INICIATIVA !

SE QUIZER ENTRAR EM CONTATO
SILVA_GO_VLC@HOTMAIL.COM
AH, EM BREVE VOU CRIAR UMA RADIO GOSPEL ONLINE, SE VC QUIZER QUE EU AJUDE COM DIVULGAÇAO , É SO FALAR, ...
DEUS ABENÇOE...

Anônimo disse...

Olá li seu artigo.
Na verdade concordo em parte.
Sou totalmente a favor da criação evangélica e sempre pensei isso. Como pode o cristão não ser criativo? Só copia. Tá errado.
Mas sou cauteloso em abordar esse assunto. Acredito na criação e no evangelismo, até por ser e fazer parte de grupo de teatro cristão.
Mas nada, nada, nada pode substituir a pregação do evangelho. Não importa que não queiram ouvir, nem todos farão isso, é uma pena. Mas a palavra pregada não pode ser substituida. Ela tem que estar lá. Não importa que não queiram, afinal Jesus falou que isso aconteceria... Mas continuem... Em tempo e fora de tempo. Lógico, os recursos aleatórios devem ser usados, mas como APOIO e não substituir, entende? É uma pena quando vejo uma porta aberta para pregar o evangelho sendo fechada. Não podemos pensar em alternativas para pregar o evangelho, pois depois com o tempo eles também se enjoam, quando é novidade tudo bem, mas depois... É assim que acontece. Podemos usar o evangelismo sim pela criação mas como um corpo que se ajuda e não achar que esta é a solução, pois se descobriu que as pessoa não querem ouvir mais o modo tradicional. Aí não. Sou radicalmente contra. Se não cairemos na visão mercantilista, como da emissora que pretende tirar para aferir mais lucros. Não é assim no Reino de Deus. Espero ter me feito compreender e possa desta ou de alguma forma poder contribuir. E desejar o maior sucesso pois a idéia sendo usada da forma de apoio isso sim me agrada, e que o Missionário continue na Band e ainda pregue, e se abra outras portas para a elaboraçào criativa do evangelho de Deus, conforme você falou. Sucesso, Deus abençoe. Jesus vai a frente.

Anônimo disse...

Concordo plenamente e vc pode pregar de várias formas e tbm usando recursos tecnológicos...
PAZ!!

... ...