Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

04 maio 2006

NOTÍCIA - Chip de segurança sob a pele é testado por 196 brasileiros nos EUA

São Paulo - Um chip implantado sob a pele, que indica a localização de vítimas de seqüestro, já é testado por 196 brasileiros. Eles são monitorados por uma central nos Estados Unidos, pois o Brasil não tem lei que regulamente esse tipo de serviço, diz o engenheiro brasileiro Ricardo Chilelli, dono da empresa americana de consultoria em segurança RCI First Security Intelligence Advising.

Segundo o engenheiro, os 196 brasileiros moram nos EUA, mas vêm com freqüência à terra natal. Eles aceitaram implantar e testar o equipamento como voluntários anônimos.

- Fora do país, o sistema funciona em caráter experimental, com autorização provisória dos governos - disse Chilelli, que pensa em trazer a tecnologia em escala comercial ao Brasil só após a homologação do sistema pelos governos americano e brasileiro.

Por hora, é impossível implantar o equipamento no Brasil até em caráter experimental.

- Não vendemos, não fazemos propaganda e não temos lista de espera para comprar - disse Chilelli.

Porém, caso um clientes seja seqüestrado no país, pode ser monitorado dos EUA. Segundo estimativa feita por Chilelli em 2005, comercializado em larga escala, o chip custaria US$ 10 mil e a manutenção mensal chegaria a US$ 800.

Chilelli conta que a tecnologia partiu de um tipo de chip que existia no mercado americano para armazenar informações médicas da pessoa. O equipamento, porém, não emitia pulsos para localização.

- Criamos um chip que manda informações de sua localização para usar em quem pratica esportes radicais, como trilhas e escaladas. Só depois testamos para combater seqüestros.

O chip tem tamanho de um grão de arroz e não usa bateria. Alimenta-se da energia gerada pelo corpo. O mecanismo usado é um segredo industrial.

Wagner Giudice, delegado da Divisão Anti-Seqüestro, afirma desconhecer o aparelho e não saber de seu uso no exterior. Até hoje nenhum dos brasileiros que participam dos testes foi seqüestrado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

... ...