Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

03 fevereiro 2012

:: [ CURSO ] :: Curso de Evangelismo - Parte I

Bom, estamos efetivamente iniciando hoje o nosso curso de evangelismo. Sinceramente espero e desejo que em seu coração o Espírito Santo esteja fazendo uma grande revolução, que o leve ao exercício dessa nobre tarefa que Deus confiou aos seus filhos. Fomos chamados para frutificar. Frutificamos quando ganhamos almas para Jesus. Que Deus o abençoe rica e abundantemente através da evangelização.

Bom estudo!

CURSO DE EVANGELISMO

Introdução:

Na II carta de Paulo aos Coríntios 5.18, Paulo nos afirma: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;" – O que temos entendido, é que uma vez tendo sido reconciliados com Deus, através da salvação de Cristo, Ele nos deu o ministério da reconciliação. Fomos chamados para reconciliar homens com Deus e isso fazemos através da evangelização.

A ordem da evangelização, de forma clara, também é vista em Mateus 28.18-20, Marcos 16.15, além de outros textos que enfatizam o dever de gerarmos discípulos para o Senhor Jesus. Contudo perguntamos: Como crentes em Cristo, temos evangelizado? Quantos filhos na fé você gerou até hoje? Você já teve a experiência de ver uma pessoa entregando o coração pra Jesus?

Na verdade, estamos aquém do que Deus sonhou para a sua Igreja. Temos nos envolvido em muitos programas e atividades, mas quando olhamos para os resultados, vemos que ainda precisamos melhorar muito na tarefa da evangelização.

A proposta desse curso é desafiá-lo a buscar conhecimentos e ferramentas que possam fomentar um processo natural de evangelização em sua vida e igreja onde congrega. Apresente-se ao Senhor e peça a Ele para moldá-lo, capacitá-lo e usá-lo efetivamente na tarefa da evangelização. Deus é fiel e fará o milagre acontecer em sua vida e em sua igreja local.

Que Deus o abençoe nessa trajetória de novos conhecimentos.

I – Definições de Evangelho, Evangelização, Evangelismo e Evangelista.

    ü  Evangelho
A Palavra evangelho é citada 72 vezes no Novo Testamento, vem do grego "evanguélion", que significa "boas novas, boas notícias" (Mc 1.1, 1.15, 16.15).

Em Lucas 2.10, encontramos o "Evanguélion" na prática: "eu anuncio boas novas".

    ü  Evangelização
Evangelização é a ação de evangelizar - a palavra aparece 52 vezes no Novo Testamento. É a ação de comunicar o evangelho, primando por levar os perdidos a Jesus para que sejam por Ele salvos.

    ü  Evangelismo
Evangelismo são os princípios, métodos, estratégias e técnicas que são empregadas na ação de evangelizar. O evangelismo proporciona à evangelização as estruturas e condições para que ela atinja os seus objetivos.

    ü  Evangelista
O evangelista é aquele que pratica que executa o evangelismo.


II – Qualificações do evangelista

Para a realização da tarefa da evangelização, é necessário que o evangelista seja qualificado? Quais são as qualificações que não podem faltar na vida daquele que se propõe a fazer a obra da evangelização?

    ü  Experiência de conversão
Aquele que se lança no trabalho da evangelização tem que ter, inequivocamente, a consciência de que é uma pessoa convertida (II Co 5.17). Somente aquele que teve a experiência pessoal do novo nascimento em Cristo pode levar outros a conhecerem a salvação que é dada por Jesus.

    ü  Ser selado pelo Espírito Santo
O evangelista precisa ter também a convicção de que foi selado pelo Espírito Santo. Ele precisa ter uma relação íntima e profunda com Ele.
Não há conversão sem a ação do Espírito Santo (Jo 16.7-11). Quando alguém se converte, arrependendo-se de seus pecados e crendo em Jesus como seu salvador, é presenteado com o "Dom do Espírito Santo", que é o próprio Espírito que passa a habitar nesse coração que se rendeu a Cristo (At 2. 37-39; Jo 7. 37-39; I Co 6. 19,20). Essa pessoa, através desse ato de fé, é selada pelo Espírito Santo (Ef. 1.13,14), o maligno não lhe toca (I Jo 5.18) e ninguém o arrebata das mãos do Senhor (Jo 10.28). O Espírito Santo se torna o penhor, a garantia da vida eterna para esse crente, uma promessa irreversível.

    ü  O evangelista e a santificação
Após ser salvo, um ato selado pelo Espírito Santo, aquele que creu entra no processo da santificação que mantém o "vaso limpo" (I Ts 4.4). É através da santificação que o Espírito Santo irá usará o crente poderosamente no seu relacionamento com Deus, no testemunho e na evangelização.

    ü  Conhecimento da Palavra de Deus
O evangelista precisa ter intimidade com a Palavra de Deus. Ela precisa ser o seu referencial de conduta e vida cristã. Para isso é necessário:

·         Lê-la constantemente (Ap 1.3; I Tm 4.13);
·         Ouvir a leitura da Bíblia (Rm 10.17; Ap 2.29; Ec 5.1);
·         Memorizar a Bíblia (Sl 119.11; Dt 6.6; Pv 7.1);
·         Estudar a Bíblia (At 17.11, II Tm 2.15);
·         Meditar na palavra de Deus (Sl 1.2; Js 1.8; Sl 119.48).

    ü  Vida de oração
A oração deve fazer parte da vida do evangelista. Ele deve ter um programa de oração e santificação de sua vida para ser usado pelo Senhor (I Ts 5.17). Através da oração, haverá intimidade com Deus e o evangelista será direcionado pelo Espírito ao caminho da vitória.

A oração move o coração de Deus e muda a vida daquele que ora. Através dela circunstâncias também são mudadas.
Evangelizar é guerra espiritual, é invadir pela fé o forte do inimigo, para libertar aqueles que estão cativos pelo pecado. Logo, para o sucesso ser ministrado de Deus na vida daquele que se propõe a evangelizar, é necessário o desenvolvimento de uma vida poderosa de oração.

    ü  A conduta do evangelista
Aquele que se propõe a evangelizar precisa ter vida irrepreensível (I Co 1.8; Ef 1.4). Dentro desse contexto precisa ter vida moral equilibrada, ser pessoa digna e de caráter firme. Ele também precisa ter hábitos puros, não deve ter vícios e não deve ser mundano. Deve primar por conviver bem com a família e sem escândalos (I Co 10.31,32; II Co 6. 1-3).

    ü  Deve ser sábio
Essa sabedoria não deve ser confundida com escolaridade. Uma pessoa pode ter vários diplomas universitários e não ser sábia. A sabedoria necessária ao evangelista é aquela que vem de Deus. O evangelista será um observador da vida para tirar dela aprendizado (At 6.3; I Re 4.31).

    ü  Pessoa otimista
Num momento de pessimismo e fraqueza, um evangelista poderá estragar todo o seu trabalho de testemunho de Cristo.

Se algo não vai bem, é necessário ao evangelista saber como encarar a situação. Deus tem propósitos para seus servos.

Enfim chegamos ao final da primeira parte do nosso curso. Espero que tenha gostado e esteja desafiado a continuar nessa trajetória de bênçãos.
Amanhã, estaremos postando a segunda parte do nosso curso.

Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr do Carmo
Igreja Casa de Oração Cehab
http://casadeoracaocehab.com.br

Nenhum comentário:

... ...