Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

05 março 2010

:: [ ARTIGO ] :: Uma "Graça" para a Igreja

IICo 8:1-7

Paulo inicia este capítulo dizendo: "vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia". Uma graça, um favor não merecido, é assim que Paulo ensina a respeito da contribuição na igreja. Deus nos concedeu essa imensa graça de participar com o pouco que temos do crescimento da Sua obra, com o crescimento do Reino.  E os elogios à igreja da Macedônia dizem respeito:

1) ao desejo de contribuir que significava, em primeiro lugar, uma entrega da própria vida (v.5), ou seja, é um sinal visível de uma genuína conversão, o desapego às coisas materiais, porque "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" (ITm 6:10), e a consciência de que nosso tesouro não está na terra, mas está no céu (Mt 6:19,20). Portanto, fica claro, que aquele que  é nascido de novo não tem a menor dificuldade para contribuir, para dizimar, pois há temor em seu coração e obediência à Palavra (Pv 9:10);

2) em segundo lugar, diz respeito à sacrifício e voluntariedade. Ou seja, contribuíam não porque lhes sobrava ou porque fossem ricos e abastados, mas faziam sacrifícios pelo bem da comunidade cristã e da igreja, davam "acima do seu poder", não faziam como alguns que se isentam argumentando que a situação está difícil, que as dívidas são altas, que 10% é muito, ou  outras desculpas quaisquer, enganado-se a si mesmos e a mais ninguém. Houve também voluntariedade, ou seja, ninguém precisava mandar, pressionar, ameaçar, era de coração, "porque Deus ama a quem dá com alegria" (IICo 9:7) e, por fim,

3) dizia respeito a uma vida cristã integral, completa (v.7), na qual, além do crescimento na fé, no amor, na Palavra, na oração, vê-se também um crescimento quanto a essa questão tão importante: a contribuição voluntária! E isso tudo por gratidão à obra de Cristo Jesus, que "sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua riqueza, enriquecêsseis" (v.7). Jesus é nossa maior riqueza, dele vêm todos os nossos bens, portanto tudo deve ser a Ele consagrado, veio dEle, para Ele deve voltar, em forma de rendição total, de quebrantamento, de gratidão!

Não deixe o espírito consumista, egoísta, hedonista e materialista deste mundo entrar na sua vida, nem na sua casa. Seja dizimista fiel, contribua com a obra de Deus e, depois, faça prova com o Senhor, se Ele não abrirá as janelas do céu e não derramará sobre você uma benção tal que dela advenha maior abastança! (Ml 3:10).



Pr Gervario Sousa
I.B. Ágape - Teófilo otoni - MG
pastorgervario.blogspot.com

Nenhum comentário:

... ...