Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

09 setembro 2008

:: [ ARTIGOS ] :: TEOFANIAS E MANIFESTAÇÕES: ANJOS E DEMÔNIOS SE MATERIALIZAM?

Será que Anjos e Demônios podem se materializar e interagir diretamente com seres humanos trazendo-lhes mensagens e até mesmo orientações específicas? Pode ser que sim! Pelo menos é o que afirmam alguns escritores de Batalha Espiritual, os quais tomam suas experiencias pessoais como fonte e buscam se legitimar com as Escrituras.

Conforme Daniel Mastral fala sobre o assunto em seu livro "Rastros do Oculto" na p. 148, pode-se ler o seguinte:

"Segundo a Irmandade, os Demônios podem materializar-se durante um certo período de tempo. Isso foi exaustivamente comentado no livro"Filho do Fogo ". Eles podem também interferir no Reino Material, e
podem trazer mensagens, conversar abertamente com os filhos do Diabo.Só que a Bíblia também relata o poder que os anjos celestiais têm dese materializar e de intervir no Mundo Físico, de trazer mensagens e conversar com o seres humanos - igualmente. A diferença é que o fazem mediante ordem de Deus, em obediência."

Segundo o Ministério CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas) é revelado na Palavra de Deus que os anjos bons podem se materializar, isto é, tomar forma humana (Gn.18:1-2; Gn.19:10; At.1:10). A materialização dos anjos de Deus acontece sempre quando há uma missão envolvida. Deus permite esse fato (Sl.91:11), provavelmente por causa da fraqueza humana, pois se os anjos aparecessem no mundo físico como eles são iriam chocar os homens e não agüentariam o esplendor angelical(veja Dn.8:27). Por causa desse fato surge a pergunta a respeito dos anjos maus; será que eles podem se materializar? A resposta a essa pergunta é encontrada quando meditamos no texto de Lucas 11:24-26. O diabo e seus anjos quando caíram sofreram uma deformação (Ez.28; Is.14; Ap.12) perdendo assim as suas formas angelicais, tornando-se criaturas hediondas e horríveis: "CHEGASTE A UM FIM HORRÍVEL"(Ez.28:19). No texto em supra Lucas narra que essas criaturas estão a procura de corpos humanos para se tornarem hospedeiros, fazendo desses corpos verdadeiras oficinas de coisas maléficas.

Acredita-se que esses anjos maléficos não podem se materializar, pois não iriam usar tantos esforços para tomarem um corpo se pudessem ter um. Seria muito mais fácil para os demônios tomar forma humana e
arrasar os outros homens, mas isso não acontece. Nunca se leu na Bíblia que um anjo bom tomou posse de corpos humanos, mas que se materializaram em forma de varão. Por outro lado, os demônios estão sempre procurando um corpo para cumprir as suas maldades, deixando claros da impossibilidade de se materializarem. Concluindo a resposta dessa tese, deixa-se claro que a Bíblia nunca relatou tal fato e nem deixa bases para essa suposta possibilidade de materialização demoníaca. O que tem sido vivenciado é o que está na Bíblia, onde pessoas que deram brechas foram dominadas completamente, ficando possessas.

No livro "Ele veio para libertar os cativos" de Rebecca Brown p.96-97, a autora narra uma experiência pessoal com a materialização de um Anjo:

"Subitamente, embora não fosse feito qualquer ruído, senti uma "presença" perto de mim no divã. Saltei e olhei para cima. Ao meu lado estava assentado o mais alto e poderoso jovem que eu já vira. Reconheci imediatamente que não era um humano. O cabelo era louro e brilhante. Os olhos profundamente azuis e o
sorriso mais lindo que eu já vira. Parecia que ele acabara de se barbear e nas bochechas surgiram profundos sulcos quando ele sorriu. Estava vestido de um branco brilhante com um cinto dourado. Tinha a seu lado uma espada enorme. A sua roupa, tipo uma túnica, fora bordada, sem sombra de dúvida, com ouro puro. Usava também, calças brancas bem folgadas e sandálias douradas. A pele estava lindamente bronzeada. A luz irradiava dele com um poder que eu nunca experimentara. Imediatamente ele disse: "Mulher, trago uma mensagem para você do Pai." 
Antes que pudesse dizer mais coisas eu o interrompi. Penso que fui um tanto indelicada."Pare! Quem é você?"
"Sou o seu anjo guardião."
Fiquei impressionada, não apenas pelo tamanho dele como pela pureza que via em seus olhos. Entretanto o versículo 14 de II Coríntios capítulo 11 ecoou em minha mente:

"E não é de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz."

Lembrei-me, também, de I João 4.1-3: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus;..."

Tendo em mente esses versículos, respondi:

"Sim, bem, já vieram demônios tentando dizer que eram meus guardiões. Quem é o seu mestre? A quem você serve? "Sirvo ao Senhor dos Exércitos."
"Não é o bastante. Satanás chama a si mesmo desta forma."
Ele sorriu novamente e disse: "Sirvo ao Senhor dos senhores, Rei dos reis, Jesus Cristo que nasceu de uma virgem, veio à terra em carne, morreu na cruz e ressuscitou três dias depois. Esse mesmo Jesus é Deus e agora está assentado no céu à direita do Pai. Ele é o meu Senhor e Mestre."

Fiquei aliviada porque ele passara no teste que o Senhor nos dá em I João 4. Estava convicta de que nenhum demônio faria tal declaração porque Satanás poderia rasgá-lo se o fizesse. "Ok! Tudo bem, lamento mas eu tinha que ter certeza de quem você é. Fiquei temerosa de que fosse um demônio manifestado como um anjo tentando me enganar."

O mesmo acontece com Daniel Mastral no livro "Guerreiros da Luz" vol 1 p. 390, quando o autor trata de sua experiencia com um Anjo Ruivo enquanto orava. Sobre isso ele diz:

"...eu tinha perdido a noção do tempo, a noção do espaço... até esqueci que eu estava ali no quarto... e quando ele falou, fiquei realmente surpreso, e pensei comigo: "Puxa, é pra mim mesmo essa palavra... esse anjo veio especialmente para falar comigo!" E eu me senti importante... honrado... Deus estava me dando uma atenção especial. No meu inconsciente eu ainda me lembrava das visitações das Entidades demoníacas, quando um demônio vinha até minha casa aquilo era especial, era específico para mim. Então, numa fração de segundos eu entendi que aquele anjo estava vindo até ali especialmente para falar comigo! [...] eu fiquei esperando, cheio de expectativa, sabendo intimamente que ele tinha vindo com um propósito. Com voz suave, mas firme, ele disse: "Acorda, você que está dormindo, e abra bem seus ouvidos para o que eu vou te dizer. É hora de começar o trabalho". [...] "Na segunda quinzena de fevereiro você começa o seu Ministério.
Aí quem não entendeu fui eu, e perguntei com espanto: "Mas começo como?". E o anjo ruivo responde: "Primeiro com os seus, com os que estão mais próximos. Na sua Igreja. Você deve falar do seu testemunho e alertar o povo quanto à estratégia do inimigo. Mais tarde isso será expandido".

Desse modo, segundo a experiência desses autores, percebe-se que ambos tiveram uma visitação especial de um anjo, o qual interagiu com eles e lhes trouxe uma mensagem, sendo que a única diferença entre a experiencia de Brown e Mastral é que a precursora de Mastral buscou seguir a orientação bíblica de provar os espíritos de 1 João 4:1-3, e Mastral apenas concluiu mais tarde numa conversa com Neuza Itioka (Grace) que tal anjo ruivo se tratava do próprio Arcanjo Miguel.

Teofanias e materialização de espíritos (benignos ou malignos) sem dúvida é um tema polêmico, logo não se pretende encerrar a discussão nesse artigo, entretanto nota-se a relevancia de tal discussão, principalmente nos dias de hoje em que a Bíblia já não tem sido a autoridade ultima para a Fé Cristã, mas também   testemunhos e experiências pessoais, tem ganhado o mesmo status e autoridade normativa para a fé do Cristão, principalmente daquele que diz ter passado por tais experiencias.

A relevancia dessa discussão, quer se acredite ou não nas experiências descritas acima pelos escritores de batalha espiritual, realiza-se principalmente no que as escrituras dizem sobre a possibilidade do engano vindo por espíritos enganadores e ensinos demoniacos no final dos tempos: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios [...] Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade" 1 Timóteo
4:1,7.

Portanto para se proteger dos espíritos enganadores e das doutrinas de demônios estude as Escrituras no seu contexto e se possível defina as palavras usando a concordância de Strong (Léxico). Afinal os falsos ensinos estão tipicamente baseados nas Escrituras, ou em porções de versos, ensinados fora do contexto em que aparecem. Conforme nota-se no evangelho, Satanás usou citações da Palavra de Deus de forma imprópria para tentar o próprio Jesus. Todavia, Jesus derrotou Satanás citando as Escrituras da forma correta.

Creia somente naquilo que Deus ensina em Sua Palavra e obedeça-O. Satanás é especialista em fazer as pessoas duvidarem da Palavra de Deus, e atentem para aquilo que seus olhos estão vendo e o entendimento compreende. Lembre-se que a Antiga Serpente enganou Eva, levando-a primeiro a duvidar da Palavra de Deus, depois a negar a Palavra de Deus, levando-a ficar tão somente com aquilo que elas estava vendo, isto é, ficar tão somente com sua experiência perante a árvore que Deus havia dito para dela não comer. Segundo a experiência de Eva, aquela o fruto daquela árvore não se apresentava como algo ruim, e por isso ela foi enganada, pois se tão somente tivesse ficado com a Palavra de Deus, tal pecado jamais teria ocorrido. (Gênesis 3:1,4-5).

Desse modo, semelhante a Paulo, receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a sua mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Coríntios 11:3 ). Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.( Mateus 10:16 ). Por isso, caso você passe por alguma experiência direta com espíritos, tenha cautela e não não deis crédito a qualquer espírito, mas antes provai os espíritos pra verificar se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora, e os tempos atuais são difíceis.

Mariel Marra
marielmarra@gmail.com
http://www.guerreirosdaluz.com.br

Nenhum comentário:

... ...