Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

10 julho 2007

:: [ NOTÍCIA ] :: Vaticano define Igreja Católica como 'única de Cristo'.

O Vaticano publicou nesta terça-feira documento afirmando que a Igreja Católica é, sempre foi e será a única igreja de Cristo.

Com o título Repostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja, o texto da Santa Sé procura esclarecer o que considera como "interpretações desviantes e em descontinuidade com a doutrina católica tradicional sobre a natureza da igreja", que ocorreram depois da publicação do documento Iumem Gentium ("A luz das nações"), do Concílio Vaticano 2º (1962-1965), dizendo que a única Igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

"Cristo constituiu sobre a terra uma única Igreja e instituiu-a como grupo visível e comunidade espiritual, que desde a sua origem e no curso da história sempre existe e existirá", diz o texto. "Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele." A nova publicação assinada pela Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por promover e tutelar a doutrina da fé e a moral no mundo católico, diz que "com a palavra 'subsistir' o Concílio queria exprimir a singularidade e não a multiplicabilidade da Igreja de Cristo: a Igreja existe como único sujeito na realidade histórica".

"Contrariamente a tantas interpretações sem fundamento, não significa que a Igreja Católica abandone a convicção de ser a única verdadeira Igreja de Cristo, mas simplesmente significa uma maior abertura à particular exigência do ecumenismo de reconhecer o caráter e dimensão realmente eclesiais das comunidades cristãs não em plena comunhão com a Igreja Católica", diz o documento.

O tema já foi desmentido em inúmeras ocasiões pelos papas que comandaram o Vaticano antes de Bento 16. Entre elas, em 1973, com a declaração Mysterium Ecclesiae de Paulo 6º e, em 2000, com a Dominus Iesus, aprovada por João Paulo 2º.

No texto publicado nesta terça-feira pelo Vaticano é lembrada também a notificação de 1985 da Congregação para a Doutrina da Fé sobre os escritos do teólogo Leonardo Boff, segundo o qual a única Igreja de Cristo "pode também subsistir noutras igrejas cristãs".

Naquela ocasião, a Congregação puniu o brasileiro pelo que considerou um equívoco e disse que o Concílio adotou a palavra subsiste, precisamente para esclarecer que existe uma só "subsistência" da verdadeira Igreja. Outras considerações importantes do documento devem gerar novos protestos das outras igrejas cristãs, como ocorreram anteriormente, principalmente a afirmação de que somente a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação e de que, fora dela, existem apenas "comunidades eclesiais".

"Embora estas claras afirmações tenham criado mal-estar nas comunidades interessadas e também no campo católico, não se vê, por outro lado, como se possa atribuir a essas comunidades o título de Igreja, uma vez que não aceitam o conceito teológico de Igreja no sentido católico e faltam-lhes elementos considerados eclesiais pela Igreja Católica", diz o texto.

Segundo o vaticanista Andrea Tornielli, o objetivo da nova declaração é combater o que o papa Bento 16 considera como 'relativismo eclesiológico', segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não têm mais que uma parte desta verdade.

A divulgação do documento ocorre três dias depois de o papa Bento 16 ter assinado decreto que dá mais liberdade para os sacerdotes celebrarem missas em latim, uma concessão aos tradicionalistas.

Em uma carta aos bispos de todo o mundo, no último sábado, o pontífice rejeitou as críticas de que sua atitude poderia dividir os católicos.

No entanto, o documento gerou mal-estar e, segundo especialistas, poderá ameaçar também o diálogo entre cristãos e judeus.

FONTE: BBCBrasil.com

3 comentários:

MarcosFF disse...

Esta afirmação creio é mais uma mostra do Fim dos Tempos. Ouvia eu esta semana um estudo sobre o Fim dos Tempos e o estudioso dizia exatamente isto com relação a "Grande Prostituta" de Roma. Ela reinvindicaria a exclusividade dentre os homens como única Igreja de Cristo.
Cada vez mais estamos nos aproximando daquele Grande Dia, quando o joio vai aparecer.
Maranata !!!!

Vanessa da ÚNICA IGREJA DE CRISTO disse...

Sim realmente o Papa está certo, a única igreja de cristo é a católica motivo: EU, VANESSA M., SOU CATÓLICA COM MUITO ORGULHO POIS PRIMEIRO PORQUE SEI QUE JESUS CRISTO É DEUS, E QUE A UNICA IGREJA QUE ELE FUNDOU FOI A QUE HOJE CHAMAMOS DE IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. AS OUTRAS FORAM SURGINDO POR HERESIAS E CISMAS.
SEGUNDO: PORQUE A IGREJA CATÓLICA E UMA INSTITUÍCAO DIVINA, E QUE RECEBEU DE JESUS, NA PESSOA DE SAO PEDRO E DOS APÓSTOLOS (HOJE BISPOS) A MISSAO DE LEVAR A SALVACAO A TODOS OS HOMENS DO MUNDO INTEIRO.
TERCEIRO: PORQUE SOMENTE NA ICAR TEMOS "A PLENITUDE DOS MEIOS DA SALVACAO"(ur, 3) QUE JESUS DEIXOU.
QUARTO: PORQUE NA ICAR TEMOS JESUS VIVO E PRESENTE NA EUCARISTIA, EM TODOS OS SACRÁRIOS DA TERRA. É A ÚNICA RELIGIAO ONDE ESTÁ VIVO E PRESENTE, DE MODO REAL E SUBSTANCIAL (CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE), POR AMOR A NÓS
QUINTO: PORQUE NA ICAR TEM O SACRAMENTO DA CONFISSAO, QUE ME DÁ A CERTEZA DE QUE TODOS OS MEUS PECADOS SERAO PERDOADOS.
SEXTO: PORQUE JESUS GARANTIU A SUA IGREJA INFABILIDADE NOS ASSUNTOS DE FÉ E DE MORAL; ISTO É, NAQUILO QUE É ESSENCIAL PARA LEVAR OS HOMENS A SALVACAO. ELA É, COMO DISSE S. PAULO, "A COLUNA E O SUSTENTÁCULO DA VERDADE" NESTE MUNDO (1 TM 3, 15).
SÉTIMO: PORQUE JESUS GARANTIU QUE A ICAR JAMAIS SERIA VENCIDA PELAS PORTAS DO INFERNO (MATEUS 16, 18). A SUA HISTÓRIA DE 2000 ANOS CONFIRMA ISTO SOBEJAMENTE.
OITAVO:PORQUE FOI A ICAR QUEM BERCOU E MONTOU A BÍBLIA; ISTO É DISCERNIU QUAIS OS LIVROS QUE DEVERIAM FAZER PARTE DELA. SEM A IGREJA CATÓLICA NAO HAVERIA A BÍBLIA COMO TEMOS HOJE. A BÍBLIA VEM DA ICAR , NAO O CONTRÁRIO. POR ISSO ELA É A ÚNICA INTÉRPRETE OFICIAL DA PALAVRA DE DEUS. VOCES, OS PROTESTANTES, FIZERAM O DESFAVOR DE ALTERÁ-LA.
NONO: PORQUE A ICAR TEM OS SACRAMENTOS, ATRAVÉS DOS QUAIS JESUS SE DÁ E SE DEIXA ENCONTRAR, QUE NOS TRANSMITEM A GRACA DE DEUS, DESDE O NASCIMENTO ATÉ A MORTE. NA LITURGIA A IGREJA CELEBRA OS SACRAMENTOS.
DÉCIMO: PORQUE A ICAR RESPONDE COM CLAREZA E PROFUNDIDADE AS QUESTOES DA VIDA : QUEM SOU EU? O QUE É ESTE MUNDO? O QUE ESTOU FAZENDO AQUI? POR QUE EXISTE O SOFRIMENTO E A MORTE? PARA ONDE IREMOS APÓS ESTA VIDA?...
DÉCIMO PRIMEIRO: PORQUE JEUS DEU A SUA MAOE, A VIRGEM MARIA, PARA SER TAMBÉM A MINHA MAE, E POR A ICAR TAMBÉM ESCOLHEU O SEU PAI ADOTIVO SAO JOSÉ, PARA SE NOSSO PAI DO CÉU, E PROTETOR NESTE MUNDO. O que voces sentem é INVEJA!!!!!!!!!!!!!!!

thiago disse...

AEUEAUAEHUAEHUEHEAUHEAUHEAUAEHUEAHUEAHUEAHUEAHUAEHUEAHEAUHAEUHEAUHAEU,
VC E O PAPA TEM Q FAZER PROGRAMA HUMORÍSTICO, DIZER Q A ICAR É A ÚNICA CRISTÃ É CHAMAR CRISTO DE MENTIROSO. PRIMEIRO, ONDE ESTÁ NA BIBLIA Q EXISTEM 7 PECADOS CAPITAIS, EU ACHEI Q TODOS LEVAVAM PRO INFERNO. SEGUNDO, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE EXISTEM 7 SACRAMENTOS, TERCEIRO, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O PADRE NÃO PODE CASAR, QUARTO, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE EXISTE PADRE, QUINTO, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE MARIA TEM PODER DE INTERSEÇÃO, SEXTO, ONDE TÁ ESCRITO QUE SANTO TEM PODER PRA REALIZAR MILAGRES ( SANTO CASAMENTEIRO, SANTO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS, ... ) SÉTIMO, ONDE TÁ ESCRITO QUE TEM QUE SE FAZER PENITÊNCIAS PARA SER PERDOADO, REZAR 10 AVE MARIAS, NUM SEI QUANTOS PAI NOSSOS, OITAVO, ONDE TÁ NA BIBLIA A ORAÇÃO AVE MARIA, EU ACHO QUE JESUS SÓ ENSINOU A DO PAI NOSSO, MINHA QUERIDA, COM TANTOS DOGMAS E MANIAS QUE NÃO ESTÃO NA BIBLIA, VC TEM CORAGEM DE CRITICAR OS PROTESTANTES E APOIAR O PAPA NESSA DECISÃO ? AS RELIGIÕES CRISTÃS ESTÃO TODAS ERRADAS POR INVENTAREM COISAS DA PRÓPRIA CABEÇA E N SE DEIXAR GUIAR PELA BIBLIA, A MAIORIA DOS EVANGÉLICOS SEGUEM A BIBLIA SEM INVENTAR NENHUM DOGMA, NÃO ESTOU DIZENDO QUE N HÁ ERROS NO MEIO EVANGÉLICO, MAS ENTENDA Q O PAPA DIZER ISSO É ERRADO E ALÉM D TUDO BURRICE, POR ISSO, EU QUERO Q VC SEJA SALVA, LEIA O NOVO TESTAMENTO E CONFIRME TUDO Q EU DISSE ATÉ AKI, VC VERÁ Q HÁ MUITAS MANIAS E DOGMAS NA IGREJA CATÓLICA, SE VC KISER SABER QUE IGREJA É A VERDADEIRA IGREJA CRISTÃ, OLHE O NOVO TESTAMENTO E VEJA QUEM ESTÁ CUMPRINDO O QUE ESTÁ ESCRITO LÁ OK ? BJS

... ...