Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

11 abril 2011

Os tristes palavrões

http://saojoaquimonline.com.br/wp-content/uploads/2009/12/Palavr%C3%A3o-450x333.jpg

Toda vez que ouço alguém chamar um palavrão, por qualquer bobagem que seja, fico consternado. A educação que recebi sempre foi de jamais chamar um palavrão, pois isso era errado e, acima de tudo, feio. De fato, no meu tempo (anos 1970 e 1980) era algo que raramente ouvíamos.

Mas hoje, parece que se tornou corriqueiro e até chique abrir a boca e soltar um sonoro @#&*$#!. Estamos cheios disso nos reality shows que todo mundo (nem todos, é claro) adora. (Arrgghhh!!) Resido no Pará e aqui é algo que parece já estar enraizado na língua do povo, desde o ancião até os pequeninos. Gosto muito de praticar esportes, principalmente futebol e vôlei e, acreditem, a cada 3 minutos ouço, no campo ou quadra, no mínimo um palavrão escabroso (salvo quando jogo com o pessoal da minha igreja, e ainda assim, quando é novo convertido...).

O fato é que o povão está cada vez mais longe de Deus e do conhecimento de Sua Palavra. Para se ter uma idéia de que o palavrão é nocivo aos olhos de Deus, eis aqui alguns textos bíblicos que ressaltam essa afirmação:

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Colossenses 3:8

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6

É claro que tem sempre alguns que se usam da Palavra para dizer que há excessão. Como por exemplo em: "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito..." Tiago 3:2

Fala sério! Não é porque somos falhos que ficaremos sempre caindo no mesmo erro. O homem tem que procurar se apartar das coisas do mundo, seus modelos e atitudes e não se embrenhar nelas porque é feito de carne e osso. Temos que ter a consciência que nossa boca é parte do corpo (claro!) e, por isso mesmo, considerado como parte do templo do Espírito Santo.

Deixemos pois os palavrões e usemos nossa boca para glorificar a Deus, abençoar, dar brados de vitória, declarar bênção sobre nossos irmãos, amigos, familiares.

2 comentários:

jeanfloriano disse...

Pior do que falar um palavrão, é a pessoa não mudar o pensamento. Muitas vezes usamos outras palavras para xingar ou esbravejar, mas o desejo do coração é o mesmo de antes. Hipocrisia da nossa parte, quando dizemos determinada palavra, tida como normal, mas a nossa vontade é de soltar um enorme @#&*$#!.

Rejane disse...

E não apenas do lado espiritual e bíblico, mas, sinceramente, não existe necessidade alguma de se colocar palavrões em conversas do dia a dia!
Não tem jeito: meus ouvidos também nunca se acostumarão com isso.
Graças a Deus! :D

... ...