Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

28 fevereiro 2011

:: [ REFLEXÃO ] :: O Cuidado com os Membros Menos Decorosos




"...e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela," (1 Coríntios 12:23,24)
   É muito fácil a convivência na igreja quando encontramos irmãos dóceis, simpáticos, equilibrados, fáceis de relacionar. Mais fácil ainda quando são irmãos obedientes, humildes, serenos e moderados, enfim, é muito fácil estar com eles e tornar realidade os mandamentos de amor, de tolerância, de transparência e diálogo da Palavra de Deus. Mas há muita realidade quando Paulo fala daqueles membros no corpo que são pouco decorosos ou pouco honrosos (1Co 12:23,24), fazendo-nos lembrar de que é justamente a estes membros menos decorosos no nosso corpo aos quais damos mais honra, melhor cuidamos e mais protegemos. Pois assim também é na igreja.

   A nossa tendência natural é de quando nos deparamos com irmãos difíceis assim excluí-los de nosso círculo mais próximo de relacionamentos, mesmo sendo dentro da igreja. Pensamos que é melhor "manter distância", "evitar problemas", "tirar o abraço" ou coisas semelhantes a estas que na verdade, se analisarmos com seriedade e humildade, à luz da Palavra, são atitudes erradas, pouco cristãs, nada sábias, pelo contrário, extremamente egoístas e mundanas, coisas de pecador, que não passam pelo crivo dos ensinamentos e da própria vida do Senhor Jesus.

   No Sermão da Montanha em que Jesus mostrou muito claramente como deve ser diferente a vida do crente nos mais variados aspectos da vida, Ele disse: "Se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis por isso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis por isso? Também os pecadores fazem o mesmo" (Lc 6:32,33). Prestemos muita atenção nestas palavras de Jesus. É assim que Ele quer que nós sejamos para com estas pessoas mais difíceis. Este é o padrão de Deus. E ainda diz: "Amai, pois os vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem esperar nada, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" (v.35). Foi Jesus quem disse isso! Se Ele fala assim até dos INIMIGOS, que diremos então daqueles que são nossos irmãos, congregam na mesma igreja que nós? Como devemos trata-los?

   Como erramos, irmãos, quando fazemos uma seleção, uma verdadeira separação entre aqueles que agem do jeito que queremos que eles ajam e daqueles que fogem ao nosso "modelo" e do nosso exigente padrão de comportamento que DEVE ter quem pode fazer parte de nosso "seleto e privilegiado" círculo de amigos. Apenas a sonoridade destas palavras já tem uma conotação MUNDANA! Podemos nos lembrar neste ponto que a única vez em que os discípulos pediram ajuda para que Jesus aumentasse sua fé foi quando ele disse que devemos perdoar "setenta vezes sete" aqueles que nos incomodam (Lc 17:3-5). Jamais podemos esquecer que nós os que necessitamos de tanta misericórdia de Deus, e que nos emocionamos quando lemos que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos e elas se renovam a cada manhã (Lm 3:22,23) temos o dever de tratar com misericórdia a todos aqueles que como nós necessitam dela (Mt 5:7); Ainda nas palavras de Paulo comparando o corpo de Cristo com nosso corpo natural, ele diz que "Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela".

   Precisamos repensar nossos relacionamentos dentro da igreja ou corremos o risco de nos assemelhar aos pecadores!


Pr. Gervario Sousa
Igreja Batista Ágape
Teófilo Otoni - MG

2 comentários:

Fabio disse...

Muitas vezes fazemos exatamente o contrário de Jesus. Precisamos ser imitadores de Cristo como Paulo ensinou. Não podemos fazer acepção de pessoas.

Que Deus nos ajude!

Claudia Paiva disse...

Olá irmão!

Gostei muito deste texto. Copiei e postei no meu blog, com link para cá. O endereço do meu blog é http://blogdosultimos.blogspot.com

Deus abençoe sempre este espaço, dando sabedoria e direção para postar textos e mensagens para Honra e Glória de Deus nosso Pai!!!

Fique na Paz do Senhor Jesus!!!

Em Cristo,

Claudia Paiva (Claudia Sunshine)
http://blogdosultimos.blogspot.com

... ...