Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

23 novembro 2009

As pessoas tem nome e sentimento




Por Jacqueline Collodo Gomes



“A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.” Lucas 06.45, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.


É triste presenciarmos conversas e comentários onde quem está com a palavra, ao mencionar algo sobre alguma pessoa, insiste em tarjá-la por alguma característica; o que ouvimos é algo parecido com: “Aquele gordinho, sabe quem é?”, “Aquela do nariz achatado”, “A orelhuda”, ou “Aquele lá do dente torto”, entre outras colocações.


Como isso está errado! Não é ético, não é cristão; é desrespeitoso e vergonhoso, principalmente quando o ouvimos da boca de pessoas tão cultas.


Ninguém sai de casa para ser apontado pelos outros. Ninguém gosta de passar por isso, nem mesmo quem o faz.


“Jesus respondeu: - "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente." Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Mateus 22.37-38-39, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.


As pessoas tem nome e sentimento, e devem ser respeitadas como são, sejam suas características hereditárias ou momentâneas – como em se tratando de peso e medidas. Quem debocha dos outros, os ou tarja com deboche, demonstra imaturidade e falta de Deus no coração.


A Bíblia diz que não devemos amar este mundo, ou seja, devemos nos desapegar dos hábitos velhos e errados, pois quem ama o mundo, quem enche o peito e a boca para continuar sustentando as práticas antigas, aquilo que aprendeu fora da Palavra de Deus, está longe do amor de Deus; e assim podemos ver quem está verdadeiramente em Deus e quem não está. Quem age desta maneira tola, tarjando os outros, demonstra o quanto os ensinos de Deus estão longe de seu coração, já que é algo contrário ao que Deus ensina.

“Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” 01 João 02.15,16,17, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Mais além, na Bíblia também está escrito, nas palavras do apóstolo Paulo, que não devemos nos conformar com este mundo, mas buscar a renovação de mente e alma segundo aquilo que Deus nos ensina.

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” Romanos 12.02, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Não devemos aceitar a forma como a sociedade avalia as pessoas, como as nomeia, mas devemos ser diferentes. Somos cristãos. O amor de Cristo deve estar em nós. O amor de Cristo não faz acepção de pessoas.

“Então Pedro começou a falar. Ele disse: - Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça.” Atos 10.34-35, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Jesus nos ama como somos. Jesus não ri das pessoas, não as tarja, não as desqualifica e reprova por alguma característica física, mas as ama como são e as trata com todo carinho e consideração. Jesus não faz acepção de pessoas. Quem tarja com deboche faz acepção sem perceber, porque desqualifica e rebaixa uma pessoa segundo o seu próprio conceito de beleza estética.

“Meus irmãos, vocês que creem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Por exemplo, entra na reunião de vocês um homem com aneis de ouro e bem vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem vestido e dizem: "Este é o melhor lugar; sente-se aqui", mas dizem ao pobre: "Fique de pé" ou "Sente-se aí no chão, perto dos meus pés." Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e estão se baseando em maus motivos para julgar o valor dos outros. Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que ele prometeu aos que o amam. No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso, não são os ricos que exploram vocês e os arrastam para serem julgados nos tribunais? São eles que falam mal do bom nome que Deus deu a vocês. Se vocês obedecerem à lei do Reino, estarão fazendo o que devem, pois nas Escrituras Sagradas está escrito: "Ame os outros como você ama a você mesmo.” Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados.” Tiago 02.01-09, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Mas, mais do que isso. Ao nos referirmos a alguém, antes de pensarmos em fazer uma colocação esdrúxula a seu respeito, devemos nos lembrar de que esta pessoa foi feita a imagem e semelhança de Deus; e que portanto, além de ser obra de Suas mãos, ela também leva em sua constuição o retrato do Senhor.

Gênesis 01.26: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” João F. Almeida Revista e Atualizada.

“Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.” Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Será que ainda vale nomeá-la por qualquer coisa tendo em mente que automaticamente estaremos chamando por qualquer coisa Aquele que a criou - que com orgulho fez com que lhe fosse semelhante?

“Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra;[...]” Isaías 44.24, João F. Almeida Revista e Atualizada.

Não. Definitivamente, só compete chamá-la de “benção”, de “milagre da vida” e “da mão do Criador”. Afinal, esta pessoa já tem um belo selo pelo qual deve ser solicitada, registrado em sua certidão de nascimento; nome que lhe foi escolhido com carinho ao vir ao mundo.

Isto, além de ser sinal de educação, e de carregarmos dentro de nós bons conceitos, também é demonstração de sabermos nos colocar no nosso lugar. Pois faltar com respeito é invadir o espaço do outro. Devemos ser humildes, e não avançarmos além do que nos compete.

“Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.” Romanos 12.03, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Leia mais mensagens na área "Adolescentes e Jovens" do Viva a Vida com Jesus http://www.vivavidacomjesus.com

Nenhum comentário:

... ...