No curso de Letras conheci a filosofia de Arthur Schopenhauer, pensador alemão que ficou conhecido por seu pessimismo. Para ele, a vida não é nada mais que uma continuidade de dor (se pensarmos bem nascemos através da dor e, ao morremos, ou sentimos dor ou causamos dor a alguém, não é mesmo?). Existem algumas lacunas em nossa vida, ainda na visão do filósofo, que são preenchidas por pequenas alegrias, mas isso não passa de uma ilusão, pois logo a dor volta mais forte. Sim, mais forte, pois uma vez que conhecemos a alegria ou felicidade, ainda que momentânea, ao retornarmos à condição de dor, esse sentimento será amplificado pela falta daqueles.
Quando ouvi isso fui impelido a uma negação irredutível. Aquilo era irreal! Entretanto, meditei mais um pouco e cheguei a conclusão que a vida é mesmo assim. É um mar de dor, de cólera, de ilusões e frustrações. As pessoas correm de um lado para outro em busca de preencher sua vida de algo que as satisfaçam, que traga felicidade ao menos por algum tempo. Então a dor retorna, às vezes em proporções ainda maiores.
Foi quando eu olhei para mim mesmo outra vez e pude ver o quanto Deus é maravilhoso e poderoso. Ele dá a chance, através do seu Filho Jesus Cristo, do homem viver o reverso da teoria pessimista do pensador alemão. Isso significa que ao termos Jesus em nossa vida, quando vivemos junto a ele, vivemos uma vida de constante alegria e experimentamos breves momentos de dores, angústias, frustrações. Porém, esses momentos de tempestade servem para algum propósito, seja para nos ensinar, despertar, edificar. No final o Senhor sempre nos livra.
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. (Salmo 34:19)
Jesus Cristo é aquele que pode mudar a nossa vida para infinitamente melhor e o fruto do Espírito Santo nos enche de capacidade para viver uma vida de alegria e paz. (Gálatas 5:22)
Convido a todos a deixarem o pessimismo de Schopenhauer e embarcarem na visão de Deus para a humanidade, que é uma vida repleta de felicidade e abundância.
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10:10)
Naasom A. Sousa - Blog Letras Santas
http://letrassantas.blogspot.com - letrassantas@hotmail.com
O autor, pela graça do Senhor Jesus, é escritor, compositor, cantor e aluno do curso de Letras (3º ANO) na UEPA.
Um comentário:
Que ridículo esse comentário; puro fanatismo religioso.
Postar um comentário