Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

01 setembro 2008

:: [ ARTIGO ] :: Já tomou sua dose de placebo hoje?


Dias atrás conversava com um jovem de nossa Igreja e ele me explicava o motivo de ainda não estar firme na fé. Segundo o mesmo, que antes pertencia a uma denominação bem conceituada em nosso País, sua fé estava desajustada pelo fato de viver em circulo anos após anos e isso porque seu líder repetia sempre as mesmas campanhas de curas e em especial de prosperidade, e ele vivia, a tempos, correndo atrás disso.

Estamos vivendo numa enxurrada de placebo, mas o que é um placebo afinal? Placebo é um tratamento inerte, ou seja; imagine uma pessoa com câncer em estado terminal e os médicos já usaram todos os recursos possíveis que a medicina pode oferecer, entretanto a doença se agrava cada dia mais. Existe, então a técnica do Placebo que é: dar uma aguinha com açúcar ou uma pílula que não faz efeito algum. O medico então diz ao paciente que aquele remédio se trata de um remédio ótimo vindo dos EUA ou Japão, fazendo, assim, a pessoa acreditar que agora então encontrará a cura do seu mau.

Mentira, simplesmente mentira, a palavra placebo, etimologicamente quer dizer agradar. Esta é a intenção, agradar só isso.

O que temos visto nos últimos anos, é no mínimo assustador, pois tem sido pregado em todas as partes do mundo um ensino exagerado sobre a prosperidade cristã. Ensinam que todo crente, independente de sua classe social ou grau de escolaridade, tem que ser rico, não morar em casa alugada, ganhar muito dinheiro, além de ser saudável, jamais adoecer. Se assim não acontecer, é porque está em pecado ou não tem fé. A verdade é que muitos tem sido, fortemente influenciado por esse vento de doutrina, e conseqüentemente tornan-se crentes frustrados, pois se aproximam da Igreja com intenção de enriquecer, e isso não acontecendo, ficam decepcionados.

É indubitável que desejemos o sucesso dos nossos planos. Entretanto, precisamos estar cientes de que as vontades de Deus estão acima das nossas, isso significa que elas serão concretizadas, quer queiramos ou não. Por isso, alguns dos nossos planos ou pedidos podem não se cumprirem, por serem contrários aos objetivos do Senhor (Mc. 10. 35-40; II Co. 12. 7-9).

Caros leitores, o Evangelho de Jesus Cristo não é placebo, pois não engana ninguém. A Palavra de Deus é a verdade e Ela nos diz que teríamos aflições, mas Jesus nos garantiu Sua presença todos instantes de nossas vidas. Então, ao ligar a TV ou o radio se você deparar com um pregador, seja ele quem for, te prometendo riquezas incontáveis, afim de agradá-lo, cuidado, pois isso pode ser só mais uma dose forte de placebo.


Pr. Valter José G. da Silva
Bacharel em Teologia pelo Seminário Maior de Ensino do Pantanal

Nenhum comentário:

... ...