Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

24 março 2008

:: [ ARTIGO ] :: Antigamente Tudo Era Melhor


Talvez seja apenas uma tendência natural de todos nós esse pensamento de que tudo no passado era melhor do que o que se tem no presente. Talvez seja também porque essas coisas do passado tenham marcado um momento bom, uma experiência boa, um fato agradável. Talvez seja também porque já passaram, e se passaram é porque não carregam mais o peso das lutas vividas então. De qualquer maneira, a Palavra de Deus está condenando este mau costume e até mesmo a pergunta que se possa fazer sobre isso: 'porque nunca com sabedoria isto perguntarias'. Pare para observar de forma imparcial e você verá muitos irmãos que se alimentam efetivamente do passado, desejando que ainda hoje existissem aquela antiga igreja, aqueles antigos irmãos, aqueles antigos hinos, aquele antigo pastor, aquele antigo lugar, enfim... uma demonstração clara de um sentimento disfarçado de saudosismo: o sentimento de insatisfação. Chegando ao ponto de não conseguirem se derramar plenamente na presença de Deus porque têm no passado o padrão e o modelo para tudo. E se por acaso as coisas não forem como eram no passado, se as pessoas não forem como aquelas do passado, ficam frustradas. E, por fim, pecam! Porque pecado é tudo que vai contra a Palavra.

Apenas para lembrar, há um provérbio popular que diz: 'quem vive de passado é museu'. Se esse apego às coisas passadas for por causa da tendência natural, nós os crentes não seguimos tendências naturais, mas tendências espirituais; A palavra de Deus diz que devemos andar em novidade de vida (Rm 6:4), diz também que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã (Lm 3:23), porque dos meus lábios deve surgir um novo cântico em cada oportunidade (Sl 33:3; 40:3). Cuidado, irmão para que não aconteça de você estar tão preso ao passado que não consiga viver o presente. Jesus disse: 'basta a cada dia o seu próprio mal' (Mt 6:34). Ame o presente mais que o passado, porque o presente traz consigo a oportunidade que o passado já levou e não traz mais. Seja uma benção hoje!

Pr Gervario Sousa
Igreja Batista Àgape
Teófilo Otoni - MG

Um comentário:

Anônimo disse...

Que possamos nos lembrar do passado com carinho, mas não nos prender a ele. Realmente temos que olhar para frente, sabendo que a vitória encontraremos lá.

... ...