Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

19 abril 2007

:: [ ARTIGO ] :: Macumba pega em crente?

Por: Renato Vargens

É muito comum ouvirmos pelas esquinas das nossas cidades a seguinte expressão:

- “Minha vida está um verdadeiro caos! Acho que fizeram macumba para mim!”

Por si só esta frase é suficiente para desequilibrar a vida de muita gente, até porque, o brasileiro além de místico é extremamente supersticioso.

Como pastor, sou comumente abordado por alguns crentes que apavorados me perguntam:

- Macumba pega? Será que mal olhado, mandingas, trabalhos encomendados podem causar danos na vida do crente? Ai meu Deus pisei num trabalho de feitiçaria numa encruzilhada, o que será de mim?

Carlo leitor, ainda que não despreze a realidade do mundo espiritual, nem tampouco as artimanhas do inimigo de nossas almas, não vejo porque de nos amedrontarmos diante de possíveis obras de feitiçaria. As Sagradas Escrituras afimam categoricamente que Satanás não pode possuir o cristão autêntico, o qual é morada do Espírito Santo. Além disso, a Palavra de Deus é absolutamente clara ao ensinar de que o crente em Jesus é propriedade exclusiva de Deus, o qual não pode em hipótese alguma ser violado pelo diabo.

A Bíblia enfatiza que aquele que está em Cristo, está incólume à possessão demoníaca. É importante que entendamos, que antes de Cristo entrar em nossas vidas, éramos por natureza filhos da ira, dominados pelo mundo, pela carne e pelo diabo e estávamos debaixo do juízo de Deus (Ef 2.1-3); agora, fomos perdoados e aceitos pelo Senhor, adotados como filhos em Cristo; eliminando definitivamente toda condenação existente contra cada um de nós (Rm 8.1). Em virtude disto, Satanás já não tem mais qualquer autoridade ou direito sobre as nossas vidas.

Vale a pena ressaltar de que em dias onde heresias têm se multiplicado drasticamente em nossos púlpitos, torna-se necessário ensinarmos acerca da relação que o crente desfruta com Deus. O fato de estarmos em Cristo nos torna livres de pragas, maldições, encostos, maus-olhados, "olho gordo", despachos e , trabalhos de macumbaria.

Louvado seja o Senhor pela sua infinita graça, pelo perdão dos pecados e pela salvação eterna! Somos de Cristo, pertencemos a Cristo e o maligno não nos toca!

Soli Deo Gloria!

2 comentários:

Unknown disse...

Aproveitando seu posto, gostaria de deixar registrado algumas perguntas:
1) Estamos falando de satanás usar a vida de uma pessoa em Cristo por ação de macumba, feitiçaria ou qualquer obra demoníaca voltada sobre a vida da mesma. Não sou contra nenhuma de suas colocações mas fico com um pé atrás quando encontro passagens na Bíblia falando da experiência e do sofrimento de Jó, por ação demoníaca.
É certo que Jó não foi possuído, mas sua vida sofreu ação demoníaca. Também é certo que pedro não foi possuído mas vou levado a falar palavras que não deveria proferir tentando Cristo a não cumprir com sua missão.

Ainda mais, alguns autores cristãos demonstram a ação do mundo espiritual sobre o mundo físico, não criando uma separação entre ele mas dizendo que os dois mundos na realidade são um só, como é o caso de C.S.Lewis em Cartas do Coisa-Ruim.

Por essas e outras penso que é possível sofrermos ação demoníaca. Creio que não podemos ser possuídos pois agora pertencemos a um novo dono que anela e tem ciúmes de nós, mas o que está ao nosso redor pode tentar nos influenciar, como ocorreu com Pedro, para dizermos palavras que não deveríamos, ou ainda, para separarmo-nos do pai deixando de crer em seu amor e sua bondade como ocorreu com Jó...

Anônimo disse...

Prsb Paulo Roberto;
Concordo plenamente com o Pastor, já tive tanto experiência pessoal como já vi vários testemunhos de eis espíritas, realmente pragas, maldições, encostos, maus-olhados, "olho gordo", despachos e, trabalhos de macumbaria, não pega e nunca vai acontecer, a não ser, si o crente dé brecha (pecado). No relato do pensador, foi fatos distintos e isolados permitidos por Deus... Não quer dizer que sempre será assim.
Abraço!

... ...