Ajude nosso ministério. Compre produtos no Submarino por aqui.

07 dezembro 2006

:: [ MENSAGEM ] :: NATAL, MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS

Por: Pr. José Antônio Corrêa

“Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”, Mt 1.23.

A palavra “graça”, vem do termo grego “charis”, que significa “aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso”, “favor imerecido”. A Bíblia, a Palavra de Deus, nos mostra que todos nós nascemos em pecado e como tal não merecemos a graça, o favor de Deus. Esta é a situação mostrada por Paulo em sua carta aos romanos: “...como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”, Romanos 3.10-12. No entanto, Deus amou o mundo (ser humano) de maneira intensa e fez algo excepcional para redimi-lo de sua triste situação: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, João 3.16. Observe: é preciso crer!!!

Portanto, a refrescante graça do Natal é fruto deste grande amor de Deus pelo homem. Como Diz o evangelista João: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade”, João 1.14. A graça de Deus se tornou clara e manifesta durante todo o ministério terreno de nosso Senhor Jesus Cristo, quando curou leprosos, deu vista aos cegos, deu voz aos mudos, libertou os encarcerados dos diabo. Falando sobre o ministério de Cristo no Livro de Atos dos Apóstolos, Pedro disse: “...Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”, Atos 10.38.

Porém, o ministério de Cristo não seria completo se fosse resumido apenas em curas, milagres, manifestações espetaculares, etc. Mais do que tudo isso, sua principal missão foi a de salvar o homem de seus pecados. Esta foi a nova de grande alegria anunciada pelo anjo aos pastores: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”, Lucas 2.10-11. Jesus Cristo nasceu para ser “Salvador” do homem que vivia, e ainda vive nas trevas e sob o domínio do pecado. Ele mesmo disse: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”, Lucas 19.10.

Resumindo: Natal é a graça de Deus se manifestando em favor do homem pela vinda de Jesus, que consequentemente exige de cada um de nós uma resposta – “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber os que crêem no seu nome”, João 1.12.

... ...